QUEM SOMOS

BREVE HISTÓRICO

A COPPABACS é uma cooperativa dos bancos comunitários de sementes, os mesmos surgiram na década de 80, no povoado Tabuleiro no município de Água Branca, a partir do trabalho das CEBs- Comunidades Eclesiais de Base, onde começaram a trabalhar a problemática da semente, e a falta da mesma na época do plantio, pois a Secretaria de Agricultura, quando mandava, vinha em pequena quantidade, nem sempre no período do plantio e ainda tinha o controle dos políticos da região e município. Nas reuniões, surge à idéia da roça comunitária para garantir demente de forma coletiva, daí surge o primeiro Banco comunitário de Semente na região, onde o mesmo tinha e tem o objetivo de guardar a semente de forma coletiva, para garantir assim o plantio de cada ano. As famílias que fizeram a roça, geralmente tornaram sócios dos bancos, onde se reuniam e conversavam os problemas do cotidiano. Na época do plantio tirava dos vasos a semente e distribuíam entre eles, e na época da colheita cada um devolvia com um acréscimo, fortalecendo o banco e aumentando a semente deles. Assim, a experiência se expande na região do alto sertão.

Em 1992 cria-se o BACS (Banco de Armazenamento e Comercialização de Sementes), o qual armazenava a produção dos sócios dos bancos e depois comercializava. O mesmo teve uma vida até 1995, onde foi extinto por não está mais atendo as reais necessidades dos sócios, e os mesmos criam em novembro de 1996, a COPPABACS, com o objetivo de comercializar a produção dos sócios, além de prestar outros serviços desde os implementos e insumos agrícolas e capacitação em técnicas, e formação continua aos seus associados.

A COPPABACS tem hoje 312, sócios ativos em 14 bancos comunitários de sementes, em 8 municípios do alto e médio sertão, porém de forma indireta atingem um total aproximado de 1800 pessoas. Do ponto de vista, organizacional funciona da seguinte forma: todos os bancos comunitários se reúnem mensalmente nas suas comunidades, sobre a coordenação de dois representantes do banco local, a diretoria se reúne mensalmente na sede da cooperativa, a executiva quinzenalmente, e o conselho de representantes, o qual é formado pelos dois representantes de cada banco se reúnem bi-mensalmente, tem uma assembléia geral anual e uma festa da colheita a qual é um espaço de troca de experiências e animação dos sócios.

Quanto à formação do quadro a cooperativa mantém algumas parcerias pontuais: Como por exemplo; com os jovens vem trabalhando junto a KOINONIA, EQUIP (Escola de Formação Quilombo dos Palmares), e IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) a questão de jovens agentes culturais (jovens lideranças), temos também uma parceria com a Cáritas Brasileira RE NE II desde 1998 no apoio aos Bancos Comunitários de Sementes. Tivemos o apoio pontual da CESE na compra de sementes para fortalecer os bancos que perderam a produção na safra de 2003, este ano os 14 BS plantaram aproximadamente 31 mil kg de sementes para o plantio de 2006. Sendo 25 mil kg nos próprios BCS e 6mil kg no fundo de reserva armazenado na sede da cooperativa. Somos também Unidade Gestora do P1MC (Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o semi-árido: Um Milhão de Cisternas) desde 2001 e coordenação executiva da Articulação do Semi-árido Brasileiro (ASA).

Público Alvo: Agricultores e Agricultoras familiares camponeses da região semi-árida de alagoas, posseiros, meeiros, assentados, quilombolas e indígenas.

Objetivos:

• Garantir a semente para o plantio.
• Produzir sementes crioulas adaptadas à região e resistentes à seca.
• Resgatar e Preservar as Sementes crioulas (da resistência).
• Lutar contra o patenteamento e o monopólio das sementes.
• Participar de redes de articulação, Intercâmbio de experiências.
• Construir redes de comercialização solidária e de Bancos Comunitários de Sementes.
• Garantir a produção de Alimentos com a diversificação de culturas adaptadas e resistentes



A coppabacs juntamente com outras entidades da sociedade civil, que, juntas fazem a Articulação do semi-árido brasileiro (ASA), vêm desde 2001 desenvolvendo um processo de formação e mobilização social para a convivência com o semi-árido, e em paralelo atuando como unidade gestora do Programa de Um Milhão de Cisternas, onde articula e acompanha as micro-regiões do alto e médio sertão de alagoas. A experiência de Bancos Comunitários de Sementes já vem sendo desenvolvida também por outra entidades que fazem parte da rede, a partir da experiência que já vem sendo desenvolvida pela COPPABACS, a exemplo da CÁRITAS, CACTUS, NUDEC, AAGRA, VISÃO MUNDIAL, MPA, MMC, entre outras.

Em dezembro de 2004, a Articulação do Semi-árido Alagoano (ASA) realizou o 1º Encontro Estadual da Semente Crioula, a partir de então passamos a denominar nossas sementes como SEMENTES DA RESISTÊNCIA, e a partir daí, se começa a discussão para criação de uma rede estadual de bancos comunitários de sementes. Criou-se um Grupo de Trabalho “Sementes” e o tema passa a ser discutido nas comissões micro-regionais e municipais da ASA. O que levou a realização do 2º Encontro Estadual das Sementes da Resistência em 2005, com representantes da sociedade civil de mais de 30 municípios, onde se debateu sobre diversos temas relacionados a agricultura familiar. Entre 2005 e 2006 também de começa a discussão dos territórios rurais, através do MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) e das CIAT´s (comissão de implementação das ações territoriais) e um dos apontamentos das discussões é justamente a necessidade de se ampliar esta experiência que já vem sendo desenvolvida pelos BCS a mais de 20 anos.

Em 2006, através da CIAT (comissão de Instalação das Ações Territoriais) articulada com a FETAG, negociaram com o Governo Federal a vinda da CONAB, para implementar pela primeira vez no território o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, através da Compra Direta da Agricultura Familiar – CDAF, os resultados obtidos foram de muita importância para a economia local, garantido um preço mínimo ao produto da agricultura familiar em especial o Feijão.

Em 2007 foi feito uma grande mobilização das organizações vinculadas as comissões municipais da ASA, associações, sindicatos, movimento sociais e ong’s, juntamente com parlamentares e a secretaria estadual da agricultura para a elaboração de um projeto de lei que regulamentasse o programa estadual de bancos comunitários de sementes, que culminou em 2008 na aprovação da Lei 6.903 de 03 de janeiro de 2008 que trata da Regulamentação do Programa Estadual de Sementes, incluindo as sementes crioulas no programa de distribuição de sementes do estado.

Em 2009, mais uma vez, a coppabacs apresentou uma proposta a CONAB para aquisição de 120 toneladas de sementes crioulas aos agricultores e agricultoras familias dos bancos comunitários de sementes, que resultou na doação a 4325 familias de 210 comunidades de 21 municípios do semiárido alagoano.